domingo, 22 de março de 2009

Efervescência Cultural -CONCEITO

Todos vocês falaram muito bem sobre efervescência cultural.Aqui vai um conceitosobre o tema registrado por Cecília Almeida Salles:"Efervescência Culturalé relativo à compreensão do tempo-espaço do processo artístico,das redes culturais.MORIN(1998)oferece um caminho interessante para observarmos o artista inserido,inevitavelmente, na EFERVESCÊNCIA DA CULTURA,onde há intensidade e multiplicidade de trocas e confrontos entre opiniões,idéias e concepções(...)As inovações do pensamento (...)só podem ser introduzidas (...)pelo calor cultural,já que a existência de uma vida cultural e intelectual dialógica, na qual convive uma grande pluralidade de pontos de vista,possibilita o intercâmbio de idéias, que produz enfraquecimento dos dogmatismos e normalizações e o consequente crescimento do pensamento.A dialógica cultural favorece o calor cultural que, por sua vez, a propicia.Há uma relação recíproca de causa e efeito entre o enfraquecimento das normalizações , a atividade dialógica e a çpossibilidade de expressão de desvios, que são modos de evolução inovadora,reconhecidos e saudados como ORIGINALIDADE."

13 comentários:

  1. Olá Pessoal,

    Começamos com JOyce nosso processo de efervescência cultural.
    E o livro de Joyce "é de dar nó em pingo d'água.Perguntem ao Plínio o PORQUÊ.
    Todos deverão ler o capítulo referente a Penélope que começa na página 789, pois será a Penélope nosso objeto da fotografia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bem complexo esse conceito da Cecília! rs... eu não entendi muita coisa

    O "é de dar nó em pingo d'água" que a Prof. Ligia pediu pra perguntar pra mim porque... bem, TENTEI ler o capítulo 18 (Penélope) de Ulisses pra vocês verem!!! rsrsrs...

    (desculpa a palavra)... é foda!

    ResponderExcluir
  5. PLínio elega algumas palavras chaves que você considera de fácil entendimento no texto conceito da efervescência.É um primeiro passo para o entendimento.Escolha depois o que você não entendeu,e procure no dicionário o significado.
    Eu preciso esperar alguns comentários para esclarecer ,pois os comentários são a própria efervescência.

    ResponderExcluir
  6. Quanto à leitura de Penélope,é preciso como diz Cecília romper com a normatização e o dogmatismo.
    Sair de ... buscar outra forma de leitura

    ResponderExcluir
  7. A efervescëncia cultural com certeza e um conflito de ideias e opiniões.A leitura de Ulisses da um nó não so em um "pingo d'agua", mas também em nossa mente

    ResponderExcluir
  8. já que a Efervescência cultural permite um confronto de ideias e concepções, ela pode ser a ponte para compreendermos a leitura de Ulisses.
    O Joyce realmente provoca não só "um nó em pingo d'àgua", mas um caos em nossa mente. Bom
    espero romper essa barreira....rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, Só agora consegui reservar um tempo para me cadastrar e participar, e espero poder colaborar para o desenvolvimento em grupo.

    Quanto ao trabalho de desvendar os mistérios da obra “Ulisses de James Joyce”, durante essa semana foi pauleira na moleira, sofri mais que azeitona na boca de banguela, mas o resultado foi compensador.

    Ao longo do processo de pesquisa acerca da obra, atentei para o fato de que, com bastante empenho e atenção a compreensão do livro se torna fácil, a coisa flui e desliza igual faca quente na manteiga.

    Espero que a apresentação feita na quinta-feira 26/03 pelo meu grupo tenha contribuído para despertar o interesse e o principal, mostrar que o entendimento do livro não é tão difícil.

    Um abraço a todos e vamos (e“FERVE”cer).

    ResponderExcluir
  11. Sarah, o conflito é um ótimo indicador de caminhos.
    Débora, romper barreiras é estar pronta a aceitar desafios...a vida é desafiante, a escolha profissional impõe desafios...Leitura é prática social, letramento.
    Arnaldo disse muito bem, usando ditos populares e expressões,sobre a dificuldade-facilidade do processo de leiturização.
    Observem que além do processo de letramento, vocês estão brincado com as palavras aqui no BLOGG,isso é excelente.Jornalistas e Publicitários devem exercitar o uso da palavras contextualizada e em sistema de "redes de criação".
    A leitura de JOYCE, ainda causará muita surpresa aos leitores do 1o. Período de Publicidade e Jornalismo, surpresas agradáveis.
    Abraços, Profa. Ligia.

    ResponderExcluir
  12. Enfim consegui entrar...rs...Agora quero entrar no mundo da magia da publicidade.

    um abço profa. Lígia
    e a todos os meus colegas!!!

    ResponderExcluir